Analise do Comportamento – analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento .
Um comportamento seguido por um estímulo reforçador resulta em uma probabilidade aumentada de que aquele comportamento ocorra no futuro.
(conceito básico que utilizamos para mudar ou modificar comportamentos e ajudar na aprendizagem)
¢ Todo comportamento é modificado através de suas consequências. Tentamos coisas e elas funcionam; então as fazemos novamente. Quando. elas não funcionam é menos provável que as façamos novamente.
Condicionamento operante implica em uma relação de três componentes:
Antecedente – Resposta (comportamento) – Consequência
Como a ABA é usada para crianças autistas?
¢ Instruções intensivas e estruturadas na base de um 1:1/generalização
¢ Frequentemente começa em casa quando a criança é muito pequena;
¢ Intervenção precoce é importante, mas o método também pode beneficiar crianças maiores;
¢ Agenda de ensino de cerca de 30 horas semanais;
¢ Programa NÃO é aversivo e rejeita punições;
¢ Currículo elaborado individulamente para cada criança;
¢ Currículo amplo: habilidades acadêmicas, de linguagem, sociais, de cuidado pessoal e de brincar e
¢ Envolvimento da família no programa é fundamental.
Métodos ABA
Ensino por tentativas discretas (Discrete Trial Teaching- DTT)
¢ Caracterizado por dividir sequências complicadas do aprendizado em passos muito pequenos ou “discretos”(separados) ensinados um de cada vez durante uma série de “tentativas” (trials) junto com reforçamento positivo (prêmios) e o grau de ajuda (prompts) que for necessário para que o objetivo seja alcançado.
¢ Ivar Lovaas, psicólogo americano foi a primeira pessoa a aplicar os princípios da ABA e DTT para ensinar crianças com autismo
“método Lovaas”.
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