Segundo o DSM.IV, o autismo se caracteriza por prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento:
Habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados.
Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo. (DSM IV)
O Autismo Infantil é um transtorno do desenvolvimento da pessoa caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado e que se manifesta antes da idade de três anos (DSM.IV / CID.10).
Os indivíduos com Transtorno Autista podem apresentar uma gama de sintomas comportamentais, incluindo hiperatividade, desatenção, impulsividade, agressividade, comportamentos auto-agressivos e, particularmente em crianças mais jovens, acessos de raiva. (DSM !V)
Respostas incomuns a estímulos sensoriais (por ex., alto limiar para a dor, hipersensibilidade aos sons ou a ser tocado, reações exageradas à luz ou a odores, fascinação com certos estímulos) podem ser observadas. Pode haver anormalidades na alimentação (por ex., limitação a poucos alimentos na dieta, Pica) ou no sono (por ex., despertares noturnos com balanço do corpo).
Características:
Prejuízo na interação social
· Sem interesse em estabelecer relações com colegas
Apresenta pouco ou nenhum contato visual
Ausência de expressão facial das emoções
Postura corporal avessa a interação social
Prejuízos qualitativos na comunicação
• Atraso ou ausência do desenvolvimento da fala – sendo que a criança não usa estratégias de compensação para esse déficit, como por exemplo, o uso de linguagem gestual:
• Falta de iniciativa para o diálogo com outros
• Ecolalia (repetir a fala de outra pessoa)
• Perseveração em apenas um assunto
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades
• Dificuldade importante quanto às mudanças de rotina, que se manifesta por mudanças de humor, irritabilidade, gritos ou choro prolongado;
• Presença de manias motoras repetitivas e estereotipadas, como agitação ou contorção de mãos e dedos, balanço de cabeça ou do corpo, giros, etc.; também há a presença de uma preocupação persistente por partes de objetos.
Paty parabéns pela apresentação, ficou otima!!!
ResponderExcluirFico feliz que gostou!!!
ResponderExcluirEm breve quero que você dê uma entrevista aqui sobre grupo de mães para análise do comportamento!