A nova edição do DSM trouxe
uma nova estrutura de sintomas, e a tríade de sintomas que modela déficits de
comunicação separadamente de prejuízos sociais do DSM-IV, que foi substituído
por um modelo de dois domínios composto por um domínio relativo a déficit de
comunicação social e um segundo relativo a comportamentos/interesses restritos
e repetitivos. Além disso, o critério de atraso ou ausência total de
desenvolvimento de linguagem expressiva foi eliminado do DSM-5, uma vez que
pesquisas mostraram que esta característica não é universal, nem específica de
indivíduos com TEA.
DSM-V : Transtorno do Espectro do Autismo
Deve preencher os critérios
1, 2 e 3 abaixo:
Déficits clinicamente
significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais,
manifestadas de todas as maneiras seguintes:
1. Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal
usadas para interação social;
2. Falta de reciprocidade social;
3. Incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos
de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento.
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses
e atividades, manifestados por pelo menos duas das maneiras abaixo:
1. Comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou
comportamentos sensoriais incomuns;
2. Excessiva adesão/aderência a rotinas e padrões ritualizados
de comportamento;
3. Interesses restritos, fixos e intensos.
Os sintomas devem estar presentes no
início da infância, mas podem não se manifestar completamente até que as
demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.
Justificativas:
Novo nome para a categoria, Transtorno do Espectro do Autismo, que inclui transtorno autístico (autismo), transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo da infância, e transtorno global ou invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.
A diferenciação entre Transtorno do Espectro do Autismo, desenvolvimento típico/normal e de outros transtornos “fora do espectro” é feita com segurança e com validade. No entanto, as distinções entre os transtornos têm se mostrado inconsistentes com o passar do tempo. Variáveis dependentes do ambiente, e frequentemente associadas à gravidade, nível de linguagem ou inteligência, parecem contribuir mais do que as características do transtorno.
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