sábado, 14 de maio de 2011

Autismo (DSM.IV)

Segundo o DSM.IV, o autismo se caracteriza por prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento:
Habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados.      
Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo. (DSM IV)
O Autismo Infantil é um transtorno do desenvolvimento da pessoa caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado e que se manifesta antes da idade de três anos (DSM.IV / CID.10).
Os indivíduos com Transtorno Autista podem apresentar uma gama de sintomas comportamentais, incluindo hiperatividade, desatenção, impulsividade, agressividade, comportamentos auto-agressivos e, particularmente em crianças mais jovens, acessos de raiva. (DSM !V)
Respostas incomuns a estímulos sensoriais (por ex., alto limiar para a dor, hipersensibilidade aos sons ou a ser tocado, reações exageradas à luz ou a odores, fascinação com certos estímulos) podem ser observadas. Pode haver anormalidades na alimentação (por ex., limitação a poucos alimentos na dieta, Pica) ou no sono (por ex., despertares noturnos com balanço do corpo).

Características:
 Prejuízo na interação social
·         Sem interesse em estabelecer relações com colegas
  Apresenta pouco ou nenhum contato visual
  Ausência de expressão facial das emoções
  Postura corporal avessa a interação social
Prejuízos qualitativos na comunicação
       Atraso ou ausência do desenvolvimento da fala – sendo que a criança não usa estratégias de compensação para esse déficit, como por exemplo, o uso de linguagem gestual:
      Falta de iniciativa para o diálogo com outros
      Ecolalia (repetir a fala de outra pessoa)
      Perseveração em apenas um assunto
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades
      Dificuldade importante quanto às mudanças de rotina, que se manifesta por mudanças de humor, irritabilidade, gritos ou choro prolongado;
      Presença de manias motoras repetitivas e estereotipadas, como agitação ou contorção de mãos e dedos, balanço de cabeça ou do corpo, giros, etc.; também há a presença de uma preocupação persistente por partes de objetos.

2 comentários:

  1. Paty parabéns pela apresentação, ficou otima!!!

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  2. Fico feliz que gostou!!!
    Em breve quero que você dê uma entrevista aqui sobre grupo de mães para análise do comportamento!

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