domingo, 15 de maio de 2011

TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO –TID (DSM IV)

  Transtorno Autista,
  Transtorno de Rett,
  Transtorno Desintegrativo da Infância,
  Transtorno de Asperger
  Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Resumos
1.    Síndrome de Rett
A característica  essencial do Transtorno de Rett é o desenvolvimento de múltiplos déficits específicos após um período de funcionamento normal durante os primeiros meses de vida
Os indivíduos têm um período pré-natal e perinatal aparentemente normal , com desenvolvimento psicomotor normal durante os primeiros 5 meses de vida.
A prevalência estimada de SR varia entre 1:10.000 e 1:15.000 em meninas
No passado, o transtorno era considerado como uma doença dominante ligada ao cromossomo X, letal para os homens, sendo exclusivamente observada entre mulheres
2.    Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI)
A característica essencial do Transtorno Desintegrativo da Infância é uma regressão pronunciada em várias áreas do funcionamento, após um período de pelo menos 2 anos de desenvolvimento normal .
O TDI é uma condição extremamente rara. A etiologia ainda é desconhecida.
Não existe tratamento para TDI. Quadros associados são epilepsia e retardo mental de grave a profundo.
Criança apresenta antes do aparecimento do quadro presença de comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo apropriados à idade.

3.    Transtorno Autista
O Autismo Infantil é um transtorno do desenvolvimento da pessoa caracterizado por um desenvolvimento anormal ou alterado e que se manifesta antes da idade de três  anos  (DSM.IV / CID.10).

Comorbidades Associadas
ü  Retardo Mental, em geral na faixa moderada (QI de 35-50). Aproximadamente 75% das crianças com Transtorno Autista  apresentam algum nível de retardadmento.
ü  Os indivíduos com Transtorno Autista podem apresentar uma gama de sintomas comportamentais, incluindo hiperatividade, desatenção, impulsividade, agressividade, comportamentos auto-agressivos e, particularmente em crianças mais jovens, acessos de raiva.

4.    Transtorno de Asperger
A síndrome ou o transtorno de Asperger está relacionado com o autismo, diferenciando-se  nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento  cognitivo ou de linguagem.
“Síndrome de Asperger" é um termo utilizado pela primeira vez por Lorn Wing em 1981 em um jornal médico. Foi reconhecida pela primeira vez no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário