sábado, 14 de maio de 2011

Autocontrole em crianças: o teste do marshmallow

O experimento marshmallow é um famoso teste conduzido por Walter Mischel da Universidade de Stanford em 1960. O estudo acompanhou as crianças até o término do segundo grau. Os resultados desse experimento simples se mostraram extremamente interessantes e reveladores. Quando avaliados na adolescência, as crianças que conseguiram conter o impulso de agarrar o doce à sua disposição se mostraram significativamente diferentes dos seus amiguinhos que optaram pelo prêmio menor, porém imediato. As primeiras eram adolescentes mais competentes do ponto de vista social, sendo mais assertivos, mais independentes, mais confiantes e mais tolerantes à frustração. Estes adolescentes também encaravam os desafios de maneira mais natural e eram mais persistentes. Os que agarraram rapidamente o marshmallow, tinham menor habilidade social, eram mais indecisos, tinham um auto-conceito menos valoroso e tinham dificuldade em superar os reveses e as frustrações,  exibindo mais agressividade e negatividade.
Daniel Goleman, no best seller Inteligência Emocional, afirma que esse controle é a aptidão central da inteligência emocional. De acordo com Daniel Goleman e Mischel, a habilidade de adiar a satisfação parece ser o fundamento do controle emocional: a capacidade de manter um impulso sob controle para se atingir um objetivo maior e futuro.

O pesquisador coloca um pedaço de marshmallow na frente das crianças (no Brasil poderiamos colocar um chocolate ou um brigadeiro) e diz que se eles não comerem até ela voltar ganhariam mais. Sai da sala e os deixa em companhia do marshmallow por alguns minutos. Veja como foi a reação deles.

O vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=QX_oy9614HQ

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